Brasil recebe 100 mil implantes contraceptivos implanon para distribuição gratuita
- Redação
- 22 de set.
- 1 min de leitura

Mais de 100 mil unidades do implante subdérmico contraceptivo liberador de etonogestrel, conhecido como Implanon, chegaram ao Brasil na última sexta-feira, (19/09). O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhou a entrega.
Além dos implantes, o país recebeu 100 kits que serão utilizados no treinamento dos profissionais de saúde responsáveis pela inserção do implante.
O novo método é considerado vantajoso para prevenir a gravidez não planejada em relação aos já existentes, por sua longa duração e alta eficácia, podendo atuar no organismo por até três anos.
Até 2026, o Ministério da Saúde estima distribuir 1,8 milhão de dispositivos para atender todas as mulheres, sendo 500 mil ainda neste ano. O investimento é de cerca de R$ 224 milhões.
A distribuição aos estados e ao Distrito Federal está prevista para o início de outubro. Terão prioridade no recebimento as localidades com os maiores índices de vulnerabilidade e de gravidez na adolescência.
A entrega dos implantes será realizada em conjunto com a capacitação de profissionais de saúde entre outubro e dezembro deste ano, em todo o país.







Comentários