top of page

Câmara do Rio aprova criação de novo bairro na Zona Oeste

ree

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta quinta-feira (30/10), o projeto de lei que cria o bairro de Magarça, a partir da subdivisão de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade. A proposta, de autoria do vereador Rocal (PSD), foi aprovada em votação definitiva com 31 votos favoráveis e segue agora para sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD).


Segundo o texto, o novo bairro será delimitado pela Estrada do Magarça, entre a Estrada do Mato Alto e a Avenida das Américas; pela Rua Campo Formoso, até a Estrada Cabuçu de Baixo; e pela área do Jardim Maravilha.


Atualmente, a região administrativa de Guaratiba conta com quatro bairros oficiais: Guaratiba, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba. Para Rocal, a criação de Magarça permitirá melhor distribuição de recursos públicos e mais atenção às demandas locais.


“O Jardim Maravilha é um bom exemplo dos investimentos que a prefeitura tem feito na região do Magarça. Houve muito sofrimento com as enchentes e anos de luta dos moradores, que hoje conquistaram dignidade. São muitos os desafios e necessidades desse grande Magarça”, afirmou o parlamentar.


A área tem recebido investimentos em infraestrutura, mobilidade urbana e habitação, especialmente após as obras dos Jogos Olímpicos de 2016. Em março de 2024, foi inaugurado o Terminal Magarça, que integra o corredor Transoeste e atende parte significativa da população da região.


A criação de Magarça faz parte de uma série de projetos urbanísticos analisados pela Câmara nos últimos meses. Em maio, o prefeito Eduardo Paes sancionou a lei que instituiu o bairro Argentino, na Zona Norte — o menor da cidade, com apenas quatro ruas.


Outro projeto em discussão propõe o bairro Merck, na Taquara, Zona Sudoeste. De autoria do vereador Flávio Pato (PSD), a proposta ainda aguarda parecer das comissões antes de ser votada. O nome faz referência à empresa alemã Merck S.A., que manteve uma fábrica farmacêutica na região entre 1974 e 2011.

 
 
 

Comentários


bottom of page