top of page

Golpe da voz: criminosos usam gravações para fraudar vítimas no RJ

ree

A Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (SSP-RJ) emitiu um alerta sobre uma nova modalidade de estelionato conhecida como “golpe do roubo da voz”. Criminosos têm se passado por representantes da própria secretaria ou de delegacias de polícia para entrar em contato com possíveis vítimas sob o pretexto de tratar de “uma ocorrência”.


Com um discurso convincente e tom de autoridade, os golpistas induzem as pessoas a responderem a perguntas simples. As conversas são gravadas e, posteriormente, a voz da vítima é manipulada digitalmente e utilizada em outras fraudes.


Segundo o subsecretário de Inteligência da SSP-RJ, Pablo Sartori, o objetivo dos criminosos é capturar o padrão de voz das vítimas. "Os golpistas pretendem obter o padrão de voz das vítimas e, a partir daí, usando ferramentas na internet, criam falas e as reproduzem para tentar enganar parentes ou amigos e obter vantagens financeiras”, explicou.


Sartori destacou ainda o avanço tecnológico das quadrilhas. “Os criminosos estão cada vez mais sofisticados. É fundamental que a população esteja atenta e adote medidas simples de checagem, como realizar uma videochamada para confirmar a identidade da pessoa", afirmou.


A secretaria reforça que não realiza contato telefônico para solicitar dados pessoais e informa que todos os casos relatados estão sendo investigados. Qualquer ligação desse tipo deve ser tratada com desconfiança e verificada pelos canais oficiais.


A Polícia Civil também orienta os cidadãos a entrarem em contato diretamente com as delegacias pelos telefones funcionais disponíveis no site da instituição.


Recomendações das autoridades:


Desconfie de ligações inesperadas em nome de órgãos públicos;


Não forneça informações pessoais ou financeiras por telefone;


Confirme a identidade de quem faz o contato por meio de videochamada ou canais oficiais;


Em caso de suspeita, procure a delegacia mais próxima ou registre ocorrência pela Delegacia Online.

Comentários


bottom of page