top of page

Maioria dos brasileiros aprova megaoperação no Rio, aponta AtlasIntel

ree

A maioria dos brasileiros apoia a megaoperação policial deflagrada no Rio de Janeiro na última terça-feira (28) contra o Comando Vermelho, que resultou em 121 mortes. Segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (31) pela AtlasIntel, 55,2% dos entrevistados aprovam a ação, enquanto 42,3% desaprovam.


Batizada de Operação Contenção, a ofensiva superou o número de mortos das ações no Jacarezinho (2021) e na Vila Cruzeiro (2022) — ambas também na atual gestão — e tornou-se a operação mais letal já registrada na história do Estado.


Em coletiva após os confrontos, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que as únicas vítimas reconhecidas oficialmente foram os quatro policiais mortos durante a operação.


Na cidade do Rio de Janeiro, o apoio à megaoperação é ainda maior: 62,2% aprovam a ação e 62,3% consideram que a polícia agiu de forma adequada. Entre moradores de favelas, o respaldo chega a 80%, ante 51% entre os que vivem fora dessas áreas.


Em nível nacional, 52,5% dos entrevistados avaliam como adequado o nível de violência empregado pelas forças de segurança, enquanto 45,8% o consideram excessivo. A pesquisa também aponta que 56% dos brasileiros defendem novas megaoperações, contra 35% que se posicionam contrariamente. No Rio, o apoio sobe para 62%, ante 32% de rejeição.


O levantamento avaliou ainda a percepção sobre a atuação de autoridades na área de segurança pública. No panorama nacional, 50% desaprovam o desempenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 31% aprovam e 19% consideram regular. Entre os governadores, a desaprovação média é de 35%, com 28% de aprovação e 36% de avaliação regular.


Na capital fluminense, 59% desaprovam a atuação de Lula na segurança pública, enquanto 27% aprovam. Já o governador Cláudio Castro registra 45% de desaprovação e 36% de aprovação.

Comentários


bottom of page