Mais de um terço das bebidas alcoólicas vendidas no Brasil são adulteradas, diz estudo
- Redação
- 30 de set.
- 1 min de leitura

Um levantamento da Universidade de São Paulo (USP) revelou que mais de um terço — ou seja, cerca de uma em cada três — dos destilados vendidos no Brasil é falsificado. Em um curto período de tempo, o estado de São Paulo registrou dez casos de intoxicação por metanol associados ao consumo de bebidas adulteradas, além de três mortes.
De acordo com Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), as ocorrências de intoxicação pela substância química apresentaram, nos últimos 26 dias, um padrão inédito e diferente das relatadas anteriormente.
Especialistas apontam que o crescimento dos casos pode ter relação com a desativação do sistema de controle da produção de bebidas, o Sicobe. Desde a medida, tomada em 2016, a fiscalização passou por alterações, sendo realizada com base na autodeclaração das empresas.
Diante desse aumento, autoridades se reuniram na segunda-feira (29) para discutir medidas de combate à situação, que classificam como preocupante. Além disso, indicaram que o setor privado intensifique a conferência dos produtos e rastreie a sua origem.







Comentários