Moacyr Luz é submetido a cirurgia no cérebro para tratar Parkinson
- Redação
- 14 de out.
- 1 min de leitura

O cantor e compositor Moacyr Luz, de 66 anos, está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, onde passa, nesta terça-feira (14), por uma cirurgia para tratamento do Parkinson em estágio avançado.
O procedimento, considerado um dos mais modernos no combate à doença, tem duração estimada de cinco horas e deve ser concluído após as 18h.
“É uma cirurgia de baixo risco, mas muito longa. Ele saiu por volta das 13h para fazer uma tomografia e, de lá, já foi para o centro cirúrgico”, informou Marluci Martins, jornalista e esposa do sambista.
Segundo ela, a operação é realizada em etapas. “Eles dão uma leve sedação, iniciam o procedimento, acordam ele porque precisa responder a alguns estímulos — mexer a mão, o braço — para o médico ter certeza de que está colocando o eletrodo exatamente no local correto. Depois, ele recebe uma anestesia geral breve, de cerca de 40 minutos, para finalizar o procedimento”, detalhou.
Diagnosticado com mal de Parkinson em 2008, Moacyr Luz convive há 17 anos com os efeitos progressivos da doença, que compromete os movimentos e provoca tremores e rigidez muscular. Nos últimos meses, os sintomas se agravaram, e os medicamentos já não eram suficientes para conter a evolução do quadro clínico.
Comentários