top of page

Moraes cobra explicações de Cláudio Castro sobre operação no Rio


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (29) que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, preste esclarecimentos sobre a Operação Contenção, que resultou na morte de pelo menos 119 pessoas.


Moraes também marcou uma audiência para o dia 3 de novembro, a ser realizada na capital fluminense, para tratar do caso.


A operação foi deflagrada na última terça-feira pelas polícias civil e militar do Rio de Janeiro nos complexos de favelas do Alemão e da Penha. Foram cumpridos 180 mandados de busca e apreensão e 100 mandados de prisão, sendo 30 deles expedidos pelo estado do Pará. Segundo o governo do Rio, a ação tinha como objetivo conter a expansão da facção criminosa Comando Vermelho.


De acordo com o balanço divulgado pelas forças de segurança nesta quarta-feira, 58 pessoas morreram em confronto com a polícia, e seus corpos foram retirados das favelas na terça-feira. Além disso, quatro policiais também morreram durante os confrontos. Na manhã desta quarta, dezenas de corpos foram localizados e removidos da área de mata no Complexo da Penha, elevando o total de mortes para 119.

Comentários


bottom of page