top of page

Morre o sambista Marquinho PQD, parceiro de Arlindo Cruz e Jorge Aragão

ree

Morreu nesta segunda-feira (29/09) o sambista Mestre Marquinho PQD, compositor de canções que ganharam vida na voz de artistas como Zeca Pagodinho, Alcione e Jorge Aragão. A morte do músico, que tinha 66 anos, foi confirmada em seu perfil oficial no Instagram.


O artista estava internado havia dois meses no Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, onde tratava de um câncer no intestino.


Ao longo de sua trajetória profissional, ele compôs mais de 400 canções, muitas delas em parceria com Arlindo Cruz. É o caso de "Deixa Clarear", composta com Arlindo e Sombrinha. Essa música deu nome ao disco que Zeca Pagodinho lançou em 1996, trabalho no qual o sambista interpreta a canção.


Outra composição famosa é "Meu Amor É um Vício", criada em parceria com o sambista Jorge Aragão. A canção foi regravada em 2001 pelo Grupo Revelação no disco "Nosso Samba Virou Religião". Marquinho também era um dos personagens mais marcantes da história do Cacique de Ramos.


Um de seus trabalhos mais célebres também é a música "Fases do Amor", interpretada pelo grupo Fundo de Quintal, em 1983. Suas composições também foram gravadas por artistas como Beth Carvalho, Jovelina Pérola Negra e Almir Guineto.


Marquinho PQD ainda teve tempo de ver a partida de seu parceiro Arlindo Cruz, um dos maiores nomes do samba de todos os tempos, o cantor, multi-instrumentista e compositor morreu em maio, em decorrência de sequelas de uma AVC sofrido em 2017.

Comentários


bottom of page