top of page

MP tenta barrar desmatamento de área de restinga no entorno do Aeroporto de Jacarepaguá


ree

Uma ação movida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro tramita na 6ª Vara de Fazenda Pública com o objetivo de impedir o desmatamento de 22 hectares de vegetação de restinga nos arredores do Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. A área em questão é equivalente a 22 campos de futebol e fica ao lado da Lagoa de Jacarepaguá.


De acordo com o MP, por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema), a licença ambiental concedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) apresenta diversas inconsistências. O órgão sustenta ainda que a vegetação local possui alta relevância ecológica, abrigando inclusive espécies ameaçadas de extinção.


O Ministério Público argumenta que a manutenção da área verde não compromete a segurança das operações aéreas no aeroporto.


Ao jornal O Globo, o ambientalista Emanuel Alencar classificou a ação como um "abuso" por parte do aeroporto e destacou a ausência de parecer técnico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) no processo.

Comentários


bottom of page