top of page

Prefeitura do Rio vai transformar Fazenda da Taquara em bosque e centro cultural

Matéria produzida por João Almondes


Foto: Casa de Cultura de Jacarepaguá
Foto: Casa de Cultura de Jacarepaguá

No último sábado (16), a Prefeitura do Rio anunciou um novo destino para a Fazenda da Taquara. O prefeito Eduardo Paes confirmou que o município assumirá o imóvel e implantará o Bosque Fazenda da Baronesa, unindo preservação ambiental, memória histórica e atividades culturais.


O anúncio foi feito durante visita ao local, acompanhada pelo secretário de Esportes e Lazer, Guilherme Schleder, pela presidente da Rio-Urbe, Maria Fernanda Cebrian, pelo deputado federal Pedro Paulo e pelo secretário de Conservação, Diego Vaz.


De acordo com Paes, o projeto seguirá o modelo do Bosque da Freguesia, mas com um diferencial importante: o valor histórico da fazenda. “Aqui existe um patrimônio que precisa ser aproveitado. Este espaço tem que se transformar em centro cultural, biblioteca, Nave do Conhecimento, algo que ofereça serviços à população. É fundamental que a história seja contada, mas de forma interativa, lúdica e útil para todos”, destacou.


Até junho, a Fazenda da Taquara recebia visitas gratuitas, mas o acesso foi suspenso por decisão dos proprietários. Agora, será desapropriada e passará por revitalização. O projeto será desenvolvido por técnicos da Rio-Urbe em conjunto com historiadores da região, com foco em atividades culturais, educacionais e de lazer.


Construída no século XVIII e tombada desde 1938, a fazenda pertenceu ao Barão da Taquara, figura de grande influência no Brasil Império. Localizada dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), a propriedade reúne valor histórico e ambiental.

 
 
 

Comentários


bottom of page