top of page

UFRJ é eleita a quinta melhor universidade da América Latina, segundo ranking internacional

ree

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) alcançou o posto de quinta melhor instituição de ensino superior da América Latina, de acordo com o ranking da Quacquarelli Symonds (QS), consultoria britânica especializada em educação. O levantamento, divulgado nesta quarta-feira (1°), também destacou outras três universidades brasileiras entre as dez primeiras colocadas da região.


O reitor da UFRJ, Roberto Medronho, comemorou o resultado e ressaltou que a instituição foi a melhor colocada entre as universidades federais do Brasil.


Além da UFRJ, a Universidade de São Paulo (USP) ficou em 2° lugar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 3°, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 6°. A USP perdeu o posto de melhor instituição da região, enquanto Unicamp e UFRJ mantiveram suas posições em relação ao ano passado. A Unesp subiu duas colocações.


A Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago, lidera o levantamento, que contempla 437 instituições de ensino superior na América Latina e no Caribe. A QS considera como critério a empregabilidade dos alunos, o número de professores por estudante e a reputação acadêmica, entre outros indicadores.


O Brasil se destacou no ranking com 26 universidades nacionais entre as 100 melhores da região, seguido por Chile (16) e México (14). Segundo o vice-presidente sênior da QS, Ben Sowter, o desempenho "excepcional" do país está associado à produtividade e ao impacto de suas pesquisas acadêmicas.

Comentários


bottom of page