top of page

Vereadores do Rio aprovam projeto para substituir corredores do BRT por VLT

Atualizado: 24 de out.

ree

A Câmara Municipal do Rio aprovou, em segunda instância, de forma definitiva, nesta quinta-feira (23), o projeto de lei que autoriza a substituição dos corredores do BRT da Transcarioca e da Transoeste por linhas de VLT (veículos sobre trilhos) ou VLP (veículo leve sobre pneus).


A proposta é de autoria do Poder Executivo que permite que a prefeitura realize uma parceira público-privada (PPP) para implantação, operação e manutenção dos novos sistemas. Agora, o projeto precisa de sanção do prefeito Eduardo Paes.


De acordo com o documento, o VLT pode transportar até quatro vezes mais passageiros que o ônibus, com metade do custo de implantação de uma linha de metrô. Já o VLP, também elétrico, utiliza pneus e bateria, dispensando a necessidade de trilhos. Ambos são considerados meios de transporte sustentáveis, com menor impacto ambiental e maior eficiência energética.


O projeto foi aprovado com 33 votos favoráveis e três contrários e também autoriza a expansão do sistema para outras regiões, como a área do Porto Maravilha entre outros. Durante o processo, os vereadores incluíram emendas que ampliam as possibilidades de extensão das linhas até a Ilha do Governador, na Zona Norte, e Botafogo, na Zona Sul.

Comentários


bottom of page