top of page

Artistas do samba e do rap serão homenageados na Câmara de Vereadores do Rio

Câmara dos Vereadores. Foto: Divulgação
Câmara dos Vereadores. Foto: Divulgação

A vereadora Maíra do MST, vice-presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vai promover um evento cultural nesta quarta-feira (10/09) para homenagear grandes nomes do cenário artístico nacional.


BK’, um dos rappers mais talentosos e famosos da atualidade, e Bianca Monteiro, produtora cultural e rainha de bateria da Portela, vão receber a Medalha Pedro Ernesto, a maior honraria do legislativo municipal. Já a MC e rapper N.I.N.A, que vem se consagrando como uma das artistas mais relevantes da cena do grime e drill no Brasil, será agraciada com a Medalha Chiquinha Gonzaga. O prêmio é um reconhecimento a mulheres que se destacaram em prol de causas democráticas, humanitárias, artísticas e culturais.


Na sessão solene, a parlamentar também vai entregar moções honrosas a outros 65 fazedores de cultura que atuam em diversas áreas, como teatro, dança e música, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por esses profissionais, responsáveis por movimentar a cena cultural e gerar renda e oportunidades para milhares de famílias. Entre os agraciados estão várias personalidades artísticas, produtores e diretores culturais, instituições.


Aposentados podem comprar esses carros elétricos, veja o preço

“A cultura ocupa um eixo importante do nosso mandato. Queremos reconhecer e valorizar quem hoje está protagonizando as diversas vertentes culturais que vêm conquistando espaço e se consagrando no país. A ideia é criar um canal de diálogo e manter uma ponte permanente com esses fazedores de cultura para que possamos ouvir as demandas do setor e, juntos, articular e avançar na construção de políticas públicas na área cultural”, explica a vereadora Maíra do MST, que vai compor a mesa de homenagens ao lado de BK’.


Bianca Monteiro e N.I.N.A. Também estarão presentes o secretário municipal de Cultura do Rio, Lucas Padilha, e a deputada estadual Marina do MST. “Historicamente, por utilizar a crítica política e social como matéria-prima, o rap é uma expressão da cultura popular que ainda sofre muita marginalização. Já passou da hora de ressignificar essa imagem pejorativa e reconhecer essas manifestações culturais como legítimas e fundamentais para a identificação do nosso povo”, ressalta a vereadora Maíra do MST.


O evento vai acontecer a partir das 18h no Centro de Artes Calouste Gulbenkian, no Centro do Rio. Logo em seguida haverá uma roda de samba com o grupo Balaio Bom, com apresentações artísticas e performances nos intervalos.


SERVIÇO:

Entrega das medalhas Pedro Ernesto e Chiquinha Gonzaga a artistas do rap e do samba e homenagens a outros 65 fazedores de cultura

Quarta-feira, 10/09, a partir das 18h

Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Centro do Rio

Comentários


bottom of page