
Mutirão na Praia do Flamengo recolhe mais de 300 quilos de lixo no Dia Mundial da Limpeza
- João Almondes
- 23 de set.
- 1 min de leitura
No último sábado (20), a Praia do Flamengo foi palco de uma grande mobilização em celebração ao Dia Mundial da Limpeza. Cerca de 500 voluntários participaram do mutirão ambiental e retiraram mais de 300 quilos de resíduos da areia, incluindo canudos, cotonetes, tampas de garrafa, guimbas de cigarro e até seringas.
A iniciativa foi organizada pela Marina da Glória em parceria com o Projeto Tatuí, do Instituto Ecológico Aqualung. Durante duas horas, os participantes percorreram a orla munidos de luvas e sacos de lixo, em um esforço coletivo pela preservação ambiental.
Um dos destaques foi a participação de crianças e adolescentes, que ajudaram a recolher desde garrafas até microplásticos quase invisíveis, mas altamente nocivos à vida marinha.
Os 15 voluntários que mais se destacaram receberam bolsas de estudo para o curso de Formação em Líderes em Sustentabilidade para a Década do Oceano.
Segundo a Marina da Glória, somente no entorno da Baía de Guanabara são retiradas entre 3 e 4 toneladas de resíduos por ano. Desde 2018, já foram encaminhadas 57,2 toneladas para reciclagem, revertendo bônus ao programa social Gastromotiva.
Comentários