Protocolo de Calor do Rio é destaque na ONU, em Nova York
- Redação
- 24 de set.
- 2 min de leitura

O Rio de Janeiro será destaque na agenda internacional de clima e saúde que acontece em Nova York, em paralelo à 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas. Nesta quarta-feira (24/09), a Secretária Municipal de Saúde fará uma apresentação sobre as políticas da cidade no combate às altas temperaturas no 2025 FP Health Forum at UNGA80.
Compondo a mesa “Vozes da Linha de Frente: Inovações Locais na Interseção entre Clima e Saúde”, a pasta compartilhará a experiência da cidade com o Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo do Rio de Janeiro, iniciativa pioneira no Brasil que busca reduzir os impactos das ondas de calor sobre a saúde da população carioca, desenvolvida pela SMS em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) e o Centro de Operações Rio (COR).
O encontro ocorre na véspera da Reunião de Alto Nível da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Doenças Crônicas Não Transmissíveis e reunirá tomadores de decisão de todo o mundo para discutir como as cidades estão respondendo aos impactos da emergência climática na saúde pública
A ideia é compartilhar as ferramentas de monitoramento e alerta precoce criadas pelo Centro de Inteligência Epidemiológica da SMS (CIE/SMS), bem como as políticas inovadoras do município, que integram saúde e proteção social para o cuidado das populações mais vulneráveis
– Nossa missão é proteger vidas. O Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo prova que, com planejamento, inovação e cooperação internacional, é possível reduzir riscos e fortalecer a resiliência dos sistemas de saúde. Essa é a mensagem que o Rio leva ao cenário global em Nova York, no contexto da Assembleia Geral da ONU - afirma a superintendente da SMS, Gislani Mateus.
Comentários