top of page

UFRJ promove Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com foco em 'Planeta Água'

ree

De 21 de outubro a 15 de novembro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza a 22ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento que leva a ciência para além dos muros da universidade e promove o diálogo entre conhecimento acadêmico e saberes populares.


Com atividades distribuídas pelos campi do Fundão, Duque de Caxias e Macaé, além da Maré, Manguinhos e da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, a programação reúne oficinas, feiras, mostras, experimentos interativos, rodas de conversa e apresentações culturais. O público-alvo inclui estudantes dos ensinos fundamental e médio, especialmente das escolas públicas, mas todas as atividades são abertas à comunidade em geral.


Em 2025, o tema nacional é “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. A SNCT UFRJ propõe refletir sobre a importância da preservação dos recursos hídricos e sobre o papel da ciência na adaptação às mudanças climáticas, destacando o valor dos saberes tradicionais e da educação ambiental como ferramentas de transformação social.


“Queremos ampliar a compreensão de que a ciência não é algo distante, mas parte do cotidiano, e fundamental para enfrentar os impactos das mudanças climáticas em nossos territórios”, destaca Ivana Bentes, Pró-Reitora de Extensão da UFRJ .


A iniciativa busca mobilizar ações que valorizem a cultura oceânica, mesmo em territórios afastados do litoral, articulem educação científica e saberes populares relacionados à água, e fortaleçam práticas de ciência cidadã, arte, tecnologia e inovação voltadas à justiça ambiental. A proposta é incentivar a construção coletiva de soluções locais para desafios climáticos que já impactam comunidades urbanas e rurais.

Comentários


bottom of page