Aplicativo 'Vá de Ônibus' vai mostrar melhor forma de se locomover no Rio de Janeiro
- Felipe Lucena
- 9 de set.
- 2 min de leitura

Será apresentada nesta semana a nova versão do aplicativo “Vá de Ônibus”, ferramenta que abrange mais do que o dobro das linhas dos demais aplicativos, incluindo também as intermunicipais, em todo o estado do Rio de Janeiro. No total, são 1.950 linhas, 35 mil pontos de parada e 16 mil ônibus. A iniciativa é da Semove, federação que representa 174 empresas de ônibus.
A nova versão do aplicativo será apresentada no seminário Cidades Verdes, realizado pelo Instituto Onda Azul, que discute dias 10 e 11, no Rio, o futuro sustentável das cidades, incluindo mobilidade urbana.
Com o aplicativo, o passageiro consegue escolher a melhor forma de deslocamento. Um usuário que sai de um município da Baixada Fluminense para um bairro da Zona Sul do Rio, por exemplo, conta com todas as informações sobre o trajeto inteiro, do início ao fim, desde o primeiro embarque, no ponto mais próximo de onde ele estiver, incluindo os transbordos, até o último desembarque, no ponto mais próximo do seu destino.
Pelo aplicativo, o passageiro terá condições de fazer o planejamento integral dos trajetos de um ponto a outro de uma mesma cidade ou de um ponto a outro entre cidades diferentes.
A apresentação do “Vá de Ônibus” será no dia 11 de setembro, ocasião em que o gerente de planejamento e controle da Semove, Guilherme Wilson, fará uma demonstração ao público do Seminário Cidades Verdes das funcionalidades do aplicativo.
Especialistas, estudiosos, gestores públicos, da iniciativa privada e nomes de peso na área ambiental, em geração de energia, urbanismo e mobilidade estarão reunidos dias 10 e 11 de setembro, na Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) no seminário Cidades Verdes 2025, debatendo desafios e soluções capazes de tornar as cidades mais resilientes e sustentáveis.
A entrada é gratuita e a participação será mediante inscrição, acessando o link cidadesverdes.com, onde também está a programação completa.






Comentários