top of page

Paes promete renovar frota de ônibus do Rio com veículos 100% elétricos até 2028

ree

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta segunda-feira (data fictícia conforme publicação) que toda a frota de ônibus da cidade passará a ser composta por veículos elétricos, sem uso de combustíveis fósseis. A meta, segundo ele, é concluir o processo de transição ainda neste mandato, que vai até 2028.


A declaração foi feita durante entrevista após reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), onde ocorre o Fórum de Líderes Locais — principal encontro de autoridades municipais antes da COP 30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas.


“Serão todas elétricas agora, é uma questão pessoal minha. Eu trabalhei numa empresa de ônibus elétrico. Se eu tivesse comprado antes, seria um escândalo. Então resolvi já comprar elétrico para não precisar me justificar. Agora, como já há muitas empresas com ônibus elétricos, nós vamos para o elétrico”, afirmou Paes.


A prefeitura já vinha sinalizando a intenção de adotar veículos de baixa emissão, embora sem a utilização de modelos elétricos até o momento.


Atualmente, a frota do BRT conta com 731 ônibus, entre articulados e modelos Padron. Desses, 440 são do tipo Euro VI, capazes de reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes e compatíveis com o padrão ambiental Proconve P-8, equivalente ao Euro 6. O restante da frota é formado por veículos Euro V, que também reduzem a emissão de poluentes.


A nova licitação dos ônibus regulares da cidade prevê a exigência de veículos com padrão Euro VI, como parte da estratégia municipal para tornar o sistema de transporte mais sustentável.


Em setembro deste ano, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) lançou um Edital de Chamamento Público para selecionar soluções inovadoras voltadas à demonstração e testes de ônibus elétricos no transporte coletivo do Rio. O objetivo é subsidiar a secretaria na definição de diretrizes técnicas e operacionais para futuras contratações e aquisições.


Como parte dessa iniciativa, a SMTR autorizou a circulação experimental de um ônibus elétrico na linha 302 (Gentileza–Alvorada), que já está em operação.

Comentários


bottom of page